Imagem 287


Projeto “IFJ – Dançando com as Árvores!”

Em 2010, o Instituto Faculdade Já – IFJ realizou atividade do Projeto “Criando Cidadão!”, no PETP - Parque Estadual dos Três Picos - Núcleo Jequitibá - Estrada do Jequitibá - Boca do Mato, Cachoeiras de Macacu – RJ, na chegamos de ônibus e recepcionados pelo Biólogo: Luiz Rogick Mota (Guia e Palestrante), que nos levou ao Mirante com uma vista linda da RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, reconhecida pela UNESCO em 1991, após para o Centro de Visitação com exposição Maquete, Cachoeiras; Auditório com Palestra sobre, caça, fogo na mata, entre outros. Após caminhada de 20 minutos, encontra-se o majestoso Jequitibá-Rosa de quase 40 metros de altura, 6 metros de diâmetro e 19 metros de circunferência na base, mais de 1.000 anos de idade. localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

O seu nome evoca as Três Pedras imponente conjunto de montanhas graníticas cuja altitude chega a 2 366 metros, acima do nível do mar e é o ponto culminante de toda a Serra do Mar, pertente ao PET Parque Estadual do Três Picos. Com uma área aproximada de 65 113 hectares, é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, abrangendo porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu, demais municípios circunvizinhos: Nova Friburgo, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, e Guapimirim.

Em 2020 retomamos para realizar as filmagens do Projeto “IFJ – Dançando com as Árvores!”, com a Artista Cultural Mariana Damásio - Arte Tecido Acrobático patrocinado pela Lei Aldir Blanc – Governo Federal (Lei: 4.017/2020 ), no mesmo local, mas só havia fauna e flora, faltava vida levada pelas crianças e adolescentes.

A Arte do uso Tecido Acrobático é uma cultura milenar, conhecida como uma cultura originalmente circense de acrobacia aérea realizada em um longo tecido pendurado na maioria das vezes pela metade e com as duas pontas. Mas Mariana Damásio gosta de fazer apresentações pendurada nas árvores, esse projeto junta cultura, ecoturismo. Além de história ser cultural, o IFJ conta a história da entidade  de (2002 a 2020), sendo contada por pessoas que conhecem o trabalho desenvolvido pela instituição, pois “ Melhor que Empreender Negócio é Empreender Gente ”, Palestrante Pr. José Carlos.

Projeto “IFJ – Dançando com as Árvores!” 

Poço do Valério Cachoeiras de Macacu/RJ.

A população de Cachoeiras de Macacu/RJ anseia pela despoluição da Bacia do Rio Macacu que deságua na Baía de Guanabara. É fonte de vida para fauna, flora (berçário dos mangues os peixes e caranguejos buscam refúgio para reprodução, que alimentam as aves e seres humanos). Cachoeiras de Macacu é fonte de abastecimento de alimento e água para o Estado do Rio de Janeiro. Possui uma localização geográfica importante para o abastecimento d’água para várias cidades da região Leste Metropolitana como: Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Maricá, Ilha de Paquetá, entre outras. Porém, somos contra uma barragem que vai impactar consideravelmente nosso ecossistema. O município possui a cultura agrícola e grande potencial ecoturismo, o IFJ- Dançando com Árvores, utilizou a arte e cultura para demonstrar todo esse potencial patrimonial natural, que precisa ser preservado para nossa geração posterior.

O IFJ, possui “Raízes e Asas!”, as ‘Raízes’ significa nossa cultura local que precisa ser respeitada. As ‘Asas’ significam a difusão de novos conhecimentos que nos levam a voar alto e ampliar novos horizontes. A artista Cultural Mariana, através de sua arte saiu do casulo como uma borboleta para conhecer o mundo e difundir a beleza do tecido aeróbico; pelo Brasil a fora (em Niterói, Rio de Janeiro com o Pão de Açúcar ao fundo, São Paulo, entre outros), até na França com a Torre Eiffel. Em 2020, apresentação de Dança Urbana no Supermercado do Rio de Janeiro com máscara em plena Pandemia da Covid-19, divulgado pelas redes sociais.

Vídeo que demostra a importância do Terceiro Setor para o
desenvolvimento comunitário, entidade Instituto Faculdade Já – IFJ – Cachoeiras de Macacu/RJ.

Obras de revitalização do Município de Cachoeiras de Macacu/ RJ - Mirante da Serra de Cachoeiras de Macacu/RJ.

Em 2022, foi apresentado os projetos para obras de revitalização do Município de Cachoeiras de Macacu/RJ (Gestão: Prefeito Municipal - Rafael Muzzi de Miranda), objetivando revitalizar o Parque da APA Macacu, Criar o Mirante da Serra de Cachoeiras de Macacu com uma visão deslumbrante para a cidade do Rio de Janeiro na divisa com o município de Nova Friburgo.

Dia: 30/03/2023, foi a inauguração do Mirante da Serra de Cachoeiras de Macacu/RJ, na altura do km 63,5 da RJ-116, a Rodovia Presidente João Goulart, que é uma atração turística com vista belíssima das belezas naturais de todo o Vale do Macacu e com vista para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), pertencente a reserva PETP - Parque Estadual dos Três Picos.

Dia 24/06/2024, a Coordenadora do IFJ - Jorcinete Nascimento teve o privilégio de vislumbrar um espetáculo da natureza a beleza da aurora com vista para a cidade do Rio de Janeiro, no Mirante de Cachoeiras de Macacu/RJ.