Imagem 16

Criando Cidadão!

1ª fase

De 2003 a 2007, iniciou o “Projeto Criando Cidadão!”, desenvolvendo palestras e oficinas nas escolas, igrejas e comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Defesa Civil Estadual e Municipal, Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente - CMDCA. Os temas estavam relacionados ao conflito familiar, dependência psicoativa, higiene bucal, combate à dengue, evasão escolar, educação para trânsito, socioambiental, entre outros. As informações preventivas inseridas neste projeto eram destinadas às crianças, aos adolescentes, educadores, familiares e lideranças, visando sensibilizá-los para agirem como potenciais agentes multiplicadores.   

      2ª Fase 

Esse Projeto atendeu duas escolas: CIEP 140 e comunidade do Boqueirão, na Boa Vista, no centro da cidade (1º distrito). No 2º distrito a Escola Municipal Almerinda em Papucaia, e Conjunto Village em Japuiba, objetivando combater a questão do lixo nas encostas e no Rio Macacu, que deságua na Baia da Guanabara. Também contribuiu como um canal de debate sobre a coleta seletiva, aproximando o IFJ dos catadores (as) do lixão, fomentando a organização da categoria no sistema cooperativista, com a fundação da Cooper Recicla Cachoeiras! - 2007 e visando à integração da comunidade na separação do material para coleta seletiva de resíduos sólidos.

3ª Fase 

Em2010 o IFJ teve aprovado o “Projeto Criando Cidadão!”, no espaço da Igreja Batista Nova Peniel, situada à Rua Maurício de Abreu, 63, Centro, Cachoeiras de Macacu. Sendo subsidiado pela Eletrobrás Furnas, através do Fundo Municipal do Direito das Crianças e dos Adolescentes e a Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu/RJ. Conta com a carga horária diária foi de 8h00 às 17h00 e abriu campo de estágio para cerca de 08 acadêmicas de Serviço Social, sendo uma parceria muito importante para realização das atividades do Projeto e conclusão do curso superior das estagiárias. Oficinas realizadas pelo Projeto Criando Cidadão II objetiva promover a Inclusão Digital, Integração Social e o Desenvolvimento Intelectual por meio de oficinas teóricas e práticas (Informática, Teatro, Arte, Reforço Escolar e Xadrez). A integração social entre as crianças com necessidades especiais da Pestalozzi e as do IFJ. Na aula de xadrez as peças foram feitas durante as aulas de biscuit e o tabuleiro confeccionado com Eucatex reciclado. A colagem dos quadrados foi feita na aula de arte, havendo uma integração entre as oficinas. A última foto é do laboratório de informática, adaptado com fone de ouvido para os alunos da Pestalozzi com necessidades especiais visuais, e para melhor atender os alunos durante as oficinas, que atenderam cerca de 100 crianças e adolescentes, por ano. Nesta aula de arte foram montadas duas árvores. A da vida, com colagem de rios, naturezas, etc, e a da destruição, com colagem de esgoto a céu aberto, lixão, indústrias poluidoras etc. Além do trabalho com semente, no qual foi montado uma ave e um índio, demonstrando a interação do homem com a natureza.

4ª Fase -  Visita ao parque Três Picos

Objetivando debater a questão socioambiental o “Projeto “Criando Cidadão!”, realizado pelo IFJ, visitou a Unidade de Conservação do Parque Estadual dos Três Picos, sendo recebido pelo Sr. Luiz Rogick Mota (Guia e Palestrante). Que utilizou o auditório para fazer uma palestra sobre o Parque: que possui dois terços dos 46,3 mil hectares, dentro dos limites do município. Cerca de oitenta e cinco por cento das nascentes nascem na Serra de Cachoeiras, sendo que, aproximadamente cinquenta e um por cento são cobertas pela Mata Atlântica. Salienta-se que a Mata Atlântica Fluminense possui uma das maiores diversidades biológicas do mundo. Esta região encontra-se inserida na área de RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, reconhecida pela UNESCO em 1991, que abrange uma área de vinte e nove milhões de hectares. Conforme o Artigo 226 da Constituição Federal Brasileira “A família é à base da sociedade”, no entanto as famílias têm sido desestruturadas por vários fatores como: desemprego, divórcios, uso e abuso de substância química licita ou ilícita, gravidez precoce, entre outros.