Movimento Mulheres em Ação!
Política Social:
O encontro Mulheres em Ação iniciou em 2003 tem por objetivo fomentar políticas públicas e sociais para mulheres Este grupo tem debatido a importância da implementação de políticas públicas, privadas e projetos socioeducacionais e culturais, nos quais as crianças e os adolescentes possam exercer atividades de contra turno, visando melhorar o desempenho escolar, trabalhar noções de cidadania, desenvolvendo tanto o crescimento físico como psicossocial, enquanto as mães estão no trabalho.A Lei Maria da Penha da Penha é um grande avanço na luta pelos direitos das mulheres, mas o Estado precisa dispor de conjunto de política públicas (educação, creche, trabalho, segurança, habitação etc), para que a mulher tenha autonomia fananceira e possa empoderar-se de seus direitos, quebrando circulo vicioso da violência doméstica. Em Março de 2009, Jorcinete da Glória Nascimento (Presidente fundadora do IFJ), recebeu o Prêmio de Mulher-Cidadã Leolinda de Figueira Daltro. O diploma recebido teve como inspiração a memória de uma mulher que lutou pelo direito feminino ao voto, à causa pública e ao pleno exercício de cidadania. Jorcinete foi uma das dez mulheres contempladas em todo o Estado. Esse prêmio foi oferecido pela Comissão de Direitos das Mulheres, da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro – ALERJ.
2 Fase
Em Outubro de 2009, o IFJ em parceria com a Turma de Serviço Social da Unitins/EAD, o Centro de Referência de Atendimento a Mulher de Itaboraí - CRAM, o Centro de Referência da Mulher de Nova Friburgo - CREM e a Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu-RJ, realizou o Primeiro Encontro de “Mulheres em Ação!”. O Café da manhã rural e a recepção dos convidados para o seminário “Mulheres em Ação!” foi uma organização da consultora Sandra Mara ( Amazônia Rio) e das mulheres agriculturas da comunidade de Serra Queimada. No seminário foi debatida a questão da violência doméstica, sendo o primeiro passo efetivo para a implantação do Centro de Referência da Mulher no município, visando desenvolver uma nova relação de gênero, sensibilizando os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a Sociedade Civil Organizada. O público alvo participante foi cerca de 100 mulheres, lideranças comunitárias e profissionais com atuação na área.
Após o seminário, foi inaugurado duas Exposições Itinerantes da Superintendência dos Direitos da Mulher (SUDIM). Uma focava a violência contra a mulher no mundo “Do Desespero Á Dignidade – Fotos de Érico Hiller” e a outra retratava a vida e a obra da educadora e escritora “Nísia Floresta – Uma Mulher À Frente de Seu Tempo”. Com o intuito de mostrar duas realidades, de um lado uma mulher que luta pelos seus direitos, e de outro, mulheres vítimas de todo tipo de violência. A exposição foi realizada do dia 08 a 30 de outubro de 2009, de 8h00 às 17h00, no Centro Interdisciplinar de Cultura e Arte, situado à Rua Prefeito Manuel da Silva, 56, Centro, Cachoeiras de Macacu/RJ, Cep 28680-000.
Conclusão
Em 08/03/2015, O IFJ realizou o Seminário “Mulheres em Ação!” objetivando o concluir a primeira fase do Projeto “Raízes e Asas!”, com a formatura de 2 turma com 40 alunas, nos cursos de Inclusão Digital e Corte e Costura, também homenagear o dia Internacional da Mulher. O Seminário contou com apoio de uma rede para divulgação e realização do evento: Radio Desperta FM, Jornal Estado do Rio, CooperArt, Viva Rio, CESPP – Movimento “Mulheres em Ação!”, Secretaria M. Educação e Secretaria M. de Agricultura, Agenda 21, Igrejas Evangélicas, C.E. Mª Zulmira Torres, entre outras.
O seminário foi iniciado com o café da manhã, tipicamente rural (geleia de goiaba, suco de goiaba e manga, aipim, bolo de aipim, bolo de cenoura, bolo de banana, broa de milho etc.), demonstrando a importância de nossa agricultura familiar no nosso cotidiano.
Foi feita uma amostragem do material feito pelas alunas durante o curso, iniciando a fase de geração trabalho e renda do projeto, que foi patrocinado pela Petrobrás e Governo Federal.
Foi realizado 3 palestras: Demerval Pereira de Souza – Valzinho - ALAF Associativismo, Maria José – Represente do SEBRAE em Cachoeiras de Macacu - Sandra Mara – Representante Amazônia Rio - Inserção da Mulher no Mercado do Trabalho e Cooperativismo. No final foi feito uma homenagem algumas mulheres lideranças comunitária no município de Cachoeiras de Macacu/RJ.
Alcinéa Hermes Peixoto – CESPP Celeida de Souza – Grupo de Consciência Negra - GRUCON-CM Jorcinete da Glória Nascimento – Precursora do “Movimento Faculdade Já!” Mabel Barbetta Ferraz – Precursora do Movimento Faculdade Já! Margareth Cardoso – Pedagoga – C.E.M.Z.T Nágila Iolanda de Barros Ribeiro – Liderança Feminina na Zona Rural (Cooper’Art) Natalina Costa de Souza – Fundadora da Pestalozzi de Cachoeiras de Macacu/RJ Sônia Bernabé – LAC Sandra Mara – Amazônia Rio Nilceli Vitorino da Silva Queiroz (Celi) – Representante das alunas e Cooper’Art